sábado, 7 de maio de 2011

Center Icaraí: aqui jaz o Cine Center


É como um conto de fadas: "Era uma vez, numa cidadezinha chamada Niterói, que na beira da calçada, ou muito perto delas haviam Salas de Cinema, e nelas pessoas assistiam aos grandes filmes e os jovens se divertiam muito. Até que um dia, um vilão muito mal chamado Cinema de Shopping se uniu com outros vilões  chamados Consumismo Desenfreado e Indisposição Cultural, e juntos destruíram um a um os Cinemas de Rua, levando com eles também a história de uma cidade."
A metáfora bem que poderia ser verdade, mas a diferença entre elas é  justamente a capacidade das pessoas de perceber que estão sendo culturalmente lesadas.
Na Moreira César, miolo de Icaraí, existe uma tradicional galeria chamada Center Icaraí, e durante anos funcionou ali o Cine Center. O Cine Center não era muito grande, mas era bem arrumado e organizado, e tinha como característica marcante o requinte em seu interior. O cinema esteve em funcionamento até aproximadamente 10 anos atrás. Durante esse período o espaço esteve fechado, a exceção do período em que ali funcionou um centro de entretenimento infanto-juvenil.
Sempre houve a esperança de reabrir o cinema, só que o consumismo tomou conta das cabeças de nossa sociedade, e, há cerca de um ou dois anos, foi fechado, e seu espaço, transformado em mais um corredor de lojas.
Meus pêsames a sociedade de Niterói.

Um comentário:

  1. É, infelizmente isso aconteceu !!! Restou o saudosismo daquele cinema charmoso, aconchegante e pertinho de casa. Uma pena...

    ResponderExcluir